Rua Maestro Cardim, 354– 6o. andar - São Paulo-SP 11 4858-6236 11 98430-3595

LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Gostou? compartilhe!

Clique na imagem para ampliar.
imagem

A solução de locação de equipamentos da T-Logica proporciona agilidade e flexibilidade em seus processos.

Tudo isso combinado com uma expressiva economia com garantia pelo tempo determinado do contrato, com reposição de peças e manutenção com estrutura de atendimento 24×7.

 

Infraestrutura de TI

  • Locação de Servidores de Missão Crítica Risc – IBM, SUN, HP PA-Risc e Integrity
  • Locação de Servidores x86 – HP, Dell e IBM
  • Locação de Armazenamento – Storage HP, IBM, DELL, Hitachi e EMC
  • Locação de Rede – Switches, Roteadores, Firewalls – Aruba, Cisco, Huawei, Linksys, Dlink

Segurança Eletrônica

  • Locação de Equipamentos para Controle de Acesso – Catracas, Controladoras, Torniquetes, Leitoras, Biometria e Software
  • Locação de Equipamentos para CFTV – Cameras IP, DVR, NVR
  • Locação de Equipamentos para Ponto Eletrônico – Relógio de ponto, Software

Vantagens da Locação

O crescimento dos negócios depende sempre de uma gestão enxuta e eficiente, capaz de enxergar oportunidades e minimizar as ameaças comuns do mercado. Por isso, o planejamento estratégico deve contemplar diversas ações de curto, médio e longo prazos ― todas voltadas à redução de custos, modernização da infraestrutura, expansão da carteira de clientes e ao aumento da lucratividade.

Nesse contexto, a locação de equipamentos pode ser vista como uma alternativa ao tradicional modelo de gestão, pois apresenta uma ótima relação custo-benefício.

Afinal, para acompanhar o rápido avanço da tecnologia, é preciso investir alto. Mas esse tipo de desembolso pode limitar a capacidade de reação da empresa ― em função do bloqueio do capital e da falta de liquidez.

De fato, a locação de equipamentos apresenta uma série de vantagens operacionais e gerenciais, que devem ser avaliadas com atenção pelos empresários. Dentre as mais relevantes, estão:

Controle de custos

Os valores envolvidos na locação são muito inferiores aos que seria necessário para a aquisição desses mesmos equipamentos. Desse modo, é possível reorganizar as finanças, contando apenas com o pagamento de uma mensalidade fixa, definida em contrato. Essa previsibilidade contribui para o equilíbrio das contas.

Além disso, os investimentos em TI são caracterizados por um ROI difícil de ser mensurado. Isso acontece pois, de modo geral, os ativos não estão diretamente relacionados à obtenção de receitas ou à prestação de serviços. Por isso, é mais complicado justificar esse tipo de aporte.

Com a locação, a empresa consegue racionalizar recursos e paralelamente, reduzir os níveis de endividamento.

Preservação do capital

Quando a opção é pela locação, o capital que seria imobilizado em equipamentos pode ser melhor aplicado. Ou seja, o dinheiro disponível em caixa passa a ser utilizado no desenvolvimento de pesquisas, em campanhas de marketing, na prospecção de clientes, no treinamento de funcionários e no lançamento de novos produtos.

Assim, é possível manter o foco no core business, evitando desgastes e despesas com tarefas secundárias.

Renovação permanente

Soluções tecnológicas surgem a todo momento, fazendo com que vários equipamentos se tornem obsoletos em pouco tempo. Por isso, a compra de novos dispositivos de TI precisa ser constante ― o que faz com que os gastos sejam sempre elevados.

Com a locação, a responsabilidade pela renovação permanente passa a ser do fornecedor. Isso pode significar uma grande economia e claro, muito menos preocupação para gestores e empresários.

Suporte técnico e substituição imediata

O suporte técnico e a substituição imediata de itens defeituosos são mais algumas vantagens trazidas pela locação de equipamentos. Dessa maneira, é possível evitar prejuízos causados por problemas inesperados.

A garantia da continuidade das atividades que dependem dessa tecnologia, faz com que os cronogramas estejam mais protegidos ― o que é bastante positivo para a imagem da empresa junto aos seus clientes.

É importante lembrar que o portfólio costuma ser bastante abrangente, incluindo Servidores, Storage, Backup Switches, câmeras, alarmes, roteadores, internet via fibra óptica e wireless, além de sistemas de telefonia, áudio e videoconferência.

Comodidade e praticidade

Muitos fornecedores oferecem serviços de entrega, montagem, instalação e retirada dos equipamentos, com horário agendado para não atrapalhar a rotina das equipes. Além disso, é possível contar com um projeto personalizado ― o que assegura um melhor aproveitamento do espaço físico e da infraestrutura existente.

Nesse caso, a locação é um processo mais simples do que a compra. Não há burocracia, os riscos são mínimos e os contratos podem ser moldados de acordo com as necessidades e expectativas da empresa. Marcas, versões, configurações, prazos e quantidade de máquinas, são facilmente negociáveis.

Flexibilidade para atender as variações de demanda

As variações de demanda fazem parte do dia a dia de quase todas as empresas. Sazonalidades, aumento nas vendas e pedidos pontuais são situações que precisam ser gerenciadas ― bem como as crises e a redução do consumo.

A locação garante mais agilidade e flexibilidade, com a contratação dos equipamentos necessários por um período determinado. Assim, as taxas de ociosidade despencam, reduzindo também os gastos com a ineficiência da operação.

O aluguel permite intensificar temporariamente o ritmo de trabalho de um setor ou da empresa inteira, além de suportar as emergências ou solicitações extraordinárias.

Gerenciamento orientado à expansão

Muitas empresas enfrentam dificuldades quando começam a crescer. A expansão dos negócios exige uma atuação segura e competente da área de TI. É preciso garantir que não haja interrupções, falhas ou perda de informações sigilosas.

A locação de equipamentos favorece a superação desses obstáculos, pois o serviço de gerenciamento está incluso no contrato.

Manutenção terceirizada

Outra vantagem importante é a transferência dos serviços de manutenção para o fornecedor. Cabe aos locadores garantirem que todos os equipamentos estejam em perfeito funcionamento.

Logo, a empresa não precisa cuidar diretamente de questões corriqueiras ― como atualizações, licenças, softwares, protocolos de segurança, servidores, inventário de peças sobressalentes e demais registros.

Aumento da produtividade

Mais um benefício da locação de equipamentos, é o aumento da produtividade. Trabalhando com tecnologia de ponta, as equipes podem produzir mais e melhor. Essa condição impacta também nos índices de satisfação e de engajamento entre os colaboradores.

De fato, o investimento em inovação contribui para a atração e retenção de talentos, pois muitos profissionais consideram essa prática como um diferencial na gestão de pessoas. E, com ferramentas e dispositivos adequados, é mais fácil otimizar os processos internos, eliminado desperdícios, gargalos, atrasos e atividades que não agregam valor.

Benefícios fiscais

A locação de equipamentos de informática também gera benefícios fiscais, pois esses valores aparecem no demonstrativo de resultados como despesas, permitindo uma redução significativa no valor pago ao Imposto de Renda.

Na verdade, a locação é contabilizada como OPEX (despesa operacional) e não como CAPEX (investimento), permitindo total abatimento na base do cálculo do IR para as empresas enquadradas no regime tributário de lucro real.

Crédito

É preciso citar ainda, que a locação não aparece como passivo no balanço patrimonial e dessa forma, é possível melhorar o perfil de crédito empresarial ― o que favorece o acesso à linhas e tarifas mais favoráveis.

Com todas essas vantagens, é fácil perceber que a locação de equipamentos é uma excelente opção para qualquer empresa, mas em especial, para as de pequeno e médio porte ― já que possibilita uma expansão ordenada e a ampliação da capacidade de atendimento ao cliente, sem restringir o capital.

Para tanto, é fundamental buscar fornecedores de tecnologia realmente capacitados e claro, observar as garantias, condições e penalidades previstas no contrato.

É preciso se transformar para não ficar para trás.

Fale com um dos nossos especialistas e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu negócio.